Potencialize seus resultados na atividade física através da alimentação.

A alimentação é responsável por manter nossa produção de energia estável de maneira a possibilitar todas as reações orgânicas em nosso corpo e fazer com que seja possível crescermos. Nosso corpo é estruturado basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes precisam ser fornecidos ao organismo pela alimentação. Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento), aumento de força ou hipertrofia muscular. Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento.


O papel do nutricionista é organizar um cardapio, calculando o gasto calorico de cada um. Esse calculo depende do peso, altura, idade, fator de atividade (afazeres do dia a dia) e o gasto na atividade fisica (e pós atividade). O nutricionista da Ponta Negra Fitness calcula o seu gasto para depois te passar o consumo necessário, montando um cardápio com os alimentos que lhe agradam mais e respeitando seus gostos e tempo para se alimentar.


Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão à:
• Promoção da saúde;
• Melhora do desempenho;
• Otimização da recuperação pós-exercício;
• Auxilio na hipertrofia;
• Auxilio no emagrecimento;
• Diminuir dentro do possível, níveis patológicos.


Etapas da da Consulta Nutricional• Avaliação alimentar
Avalicação de inquéritos (anamnese alimentar) para que possamos conhecer os hábitos do cliente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.

• Avaliação clínica
Consiste na aplicação de um questionário para que sejam avaliados o histórico de doenças do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais.

• Avaliação antropométrica
Por meio da verificação do peso e da estatura, calcularemos o índice de massa corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal.

• Avaliação do gasto energético
O objetivo desta etapa é conhecer a rotina do cliente, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação calcularemos o metabolismo basal e o gasto energético diário do nosso cliente.

• Estabelecimento de metas e objetivos
O cliente recebe o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal) e combina com a nutricionista suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.


O nutricionista elaborará o plano alimentar do cliente de acordo com seus ojetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, o cliente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos. O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e entregue em até 5 (cinco) dias úteis após a primeira consulta.


A consulta tem duração de uma hora e o paciente tem direito a um retorno para que, se necessário, ocorra a modificação de algumas condutas. Realizamos as consultas na academia.

Célio Chaves da Costa Especializando em Nutrição Esportiva, Gama Filho;
Esp. Exercício na Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, Gama Filho;
Graduado em Nutrição – UNI-RN; CRN6 - 9924
Graduado em Educação Física – UFRN CREF – 1515 G/RN